Programa de Qualificação em Artes 2014 chega a 18 municípios

Arte com mais qualidade
Arquivo/JBO/Maurício Maron

O Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), abre inscrições para o Programa de Qualificação em Artes no Interior da Bahia 2014, que alcançará 18 cidades de diferentes territórios de identidade baianos: Euclides da Cunha, Ibotirama, Ipirá, Itaberaba, Itambé, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Macaúbas, Mutuípe, Palmeiras, Pintadas, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, São Desidério, Senhor do Bonfim e Serrinha. Serão oferecidos cursos para profissionais de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, além da modalidade Brincante, relacionada a culturas populares. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, em www.fundacaocultural.ba.gov.br/cursos, ou presencialmente nos locais de atendimento em cada cidade, respeitando as datas de matrícula. Os cursos acontecerão em instituições parceiras, órgãos municipais e escolas estaduais, que viabilizam a chegada do projeto às suas localidades, ou em espaços culturais da SecultBA, numa correalização com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), através de sua Diretoria de Espaços Culturais (DEC). Os alunos que cumprirem pelo menos 75% de frequência terão certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

 

As aulas serão ministradas por profissionais reconhecidos nas áreas em que atuam, oportunizando o contato dos artistas com a experiência destes professores. Os cursos serão iniciados em grupos de diferentes datas, o que também determina o período de inscrições para cada um deles. O primeiro grupo será a partir de 25 de julho, com inscrições de 16 a 22 de julho; o segundo se iniciará em 1º ou 8 de agosto, com inscrições de 23 a 29 de julho. Até o mês de setembro, as classes ocorrerão em quatro finais de semana, de sexta a domingo, totalizando carga horária de 60 horas. Cada uma das 20 turmas oferecerá 25 vagas, totalizando 500 profissionais das artes da Bahia contemplados pela ação. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, será realizada seleção.

 

Programa de Qualificação em Artes no Interior da Bahia atende à demanda do interior do estado para qualificação e atualização dos que atuam nos setores artísticos das diferentes regiões. A ação dá continuidade ao processo formativo iniciado em 2012, quando foram oferecidos cursos de quatro linguagens em 12 cidades. Já no ano passado, foram realizados cursos de sete linguagens em 15 municípios. Agora, mais uma ampliação investe no acesso democrático ao fazer artístico-formativo, na perspectiva da revisão de informações e atualização de práticas, a partir de parâmetros contemporâneos e numa visão interdisciplinar, na educação e na arte. Os cursos se inserem, como Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade da Educação Profissional Técnica, proposta pelo MEC. Os seus resultados deverão contribuir para uma maior inserção dos artistas no campo das artes e da cultura, e, consequentemente, para um aumento da capacidade produtiva nos diversos territórios de identidade da Bahia.

 

O CFA, responsável pela aplicação do Programa, tem seus princípios alinhados à política de Educação Profissional desenvolvida pela Superintendência da Educação Profissional (SUPROF), da Secretaria da Educação da Bahia (SEC). Assim, atua na relação entre educação e trabalho, no compromisso com a formação e qualificação profissional em artes, em especial de jovens, para a ampliação do conhecimento, da ocupação e geração de renda no mercado profissional e na sociedade, promovendo a transição entre a escola e o mundo do trabalho.